Novidades do Face dividem opiniões

Se você for um dos 800 milhões de usuários do Facebook, seu mundo foi ou está para ser abalado. Por alguns momentos, você perderá o norte, ficará sem saber ao certo o que fazer, e alguns vão até "xingar muito" no Twitter. O Facebook está recebendo a maior atualização desde a sua criação.

Mas, calma, o mundo não vai acabar, na realidade você vai se acostumar com as mudanças, vai gostar de algumas e odiar outras.

Primeiro a mais chocante: a mudança da página de perfil no site. Ela agora passou a chamar-se "Timeline", que traduz-se por "linha do tempo", e tem justamente a função de criar, dentro da rede, um registro temporal de sua vida. Ou seja, suas fotos, atualizações de status e atividades relatadas através de aplicativos, tudo será guardado para a posteridade. Por exemplo, se você postar fotos suas e marca-las como feitas há 10 anos, elas aparecerão no ano de 2001 em sua Timeline.

Excelente para quem gosta de ter a vida esmiuçada por pessoas inconvenientes.

Outra mudança grande, é a do botão "Curtir". Se antes você tinha um verbo para usar em todas as ocasiões, agora os desenvolvedores de aplicativos podem usar o verbo que quiserem para descrever sua ação. Está em um site de notícias? O aplicativo dele pode usar o verbo "Ler". Está usando algum serviço de streaming de vídeos? O aplicativo pode usar o verbo "Assistir". E assim por diante. À primeira vista, pode parecer bobagem, mas isso eleva sensivelmente o nível de interação

A novidade que mais gostei, além da Timeline, foi o fato de que todos aqueles avisos de jogos, e aplicativos de passatempo, finalmente foram expurgados do corpo principal das atualizações. Agora eles vão aparecer na lateral, longe do que realmente importa.

Outra novidade muito badalada é a chegada do Spotify, Hulu e Netflix. Enquanto os dois primeiros não tem previsão de aportar por aqui, o segundo, que começou a funcionar no Brasil há algumas semanas, vai ter uma integração bacana com a rede.

A ideia é utilizar a ampla base de usuários do Facebook para cruzamento de informações, e gerar indicação de conteúdo por afinidade. Ou seja, eles analisarão seu comportamento e o de outras pessoas para sugerir a você algo que você possa vir a gostar.

Fonte: Cybervida - Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

» mais lidas