Acostumadas com a linguagem, estrutura e forma de investir nas mídias tradicionais, micro e pequenas empresas sentem a necessidade de construir sua marca também nas redes sociais.
É importante lembrar que se trata de uma nova forma de fazer marketing, muito mais voltada para questões como a interatividade e o relacionamento.
Tais fatores, quando bem trabalhados, conduzem a marca a uma boa reputação nas redes. Caso contrário, a imagem pode ser prejudicada até mesmo fora delas.
A forma como isso será feito dependerá dos seus objetivos. Partindo de um planejamento, você terá opções de investir em publicidade online ou campanhas nas mídias sociais, promovendo a interação e divulgando promoções, por exemplo. Torna-se fundamental que avalie quais redes devem realmente integrar seu plano de marketing.
E se você está pensando que tudo isso é um trabalho desnecessário, saiba que não basta ter um site para estar presente de forma positiva no meio virtual. A internet se renova sempre e hoje as redes são o principal foco dos usuários. Se você não estiver lá, perderá visibilidade. Obviamente, o site é necessário, é onde o cliente encontrará todas as informações que precisa sobre sua empresa e seu produto. No entanto, é preciso fazê-lo chegar até seu endereço não somente pelo sistema de busca, o que corresponde a uma mínima parcela das ações dos internautas. O seu cliente precisa saber que você tem um site e qual o endereço dele.
Pensado tudo isso, faça uma análise sobre sua própria marca. Quais são seus pontos fortes e fracos? Pense sobre seus concorrentes, veja como eles se posicionam nas redes sociais. É válido relembrar suas metas, objetivos da empresa e pensar sobre o que motivaria as pessoas a buscarem pelos seus produtos ou serviços.
Dicas:
#Primeiro fato
Quando alguém diz que seus meios de comunicação social não funcionam, significa que eles não integraram as mídias sociais dentro do planejamento da empresa. Em outras palavras, estão fazendo do jeito errado.
#Segundo fato
Todo trabalho nas mídias sociais deve acontecer em cima de um planejamento.
#Terceiro fato
Sua empresa não precisa estar nas mídias sociais porque isso é um detalhe adicional. Precisa estar nas redes sociais porque as pessoas estão cada vez mais conectadas nelas e comentando sobre os produtos/serviços. Por esse motivo, é fundamental proporcionar aos usuários uma estrutura online que funcione, com feedback rápido, promoções, conteúdo relevante dentro do segmento, etc. Não tem como fugir dessa realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário